terça-feira, 16 de março de 2010

Sertões 2010: "de maior"

O Rally dos Sertões, segundo maior rally do mundo - perde apenas para o Dakar, vai chegar à maioridade. A festa começa no dia 10 de agosto e termina no dia 21 - um pouco mais tarde do que as últimas edições, e já tem até local definido: larga de Goiânia, passa por Palmas e chega em Fortaleza.

Pois é. O roteiro da 18ª edição da prova já está praticamente pronto. Direto do avião, Marcos Moraes e Edu Sachs traçaram rotas e já garantem: o rally está excepcional.

Aos dados, pois. A quilometragem total ainda não foi divulgada, mas temos um dado ultra importante: a etapa maratona, aquela em que os competidores não podem contar com ajuda da equipe de apoio, terá 700 km e acontecerá em um trecho de alta velocidade, com muita areia e navegação por GPS.

Na descição da prova, expressões como "especiais difíceis" e "bem duras" não faltam. Com a palavra, Marcos Moraes:

"A partir do terceiro dia, a prova permanecerá com um excelente nível técnico até o seu final. Todas as especiais serão difíceis a partir daí."

"A oitava etapa terá um pouco menos de dificuldade, mas também será muito boa, pois apresenta o diferencial de acontecer em serras, com trechos sinuosos. A nona e a décima etapa serão menores, mas bem duras, típicas de caatinga do sertão, e exigirão um nível altíssimo de navegação. Os competidores terão várias opções de estradas paralelas, que muitas vezes se cruzam. Se errar na navegação, corre o risco de não conseguir se achar depois. Nesses dois dias, o pessoal também enfrentará um percurso quebradeira, com pedras e rios secos pela frente."

Em abril, os dois vão refazer o trecho por terra para conferir tudo de perto. Até lá, é esperar.

Nenhum comentário: