segunda-feira, 22 de março de 2010

Pra onde vai o Dakar?

Eu tenho ouvido muitas coisas sobre as (im)possibilidades de roteiro do Dakar nos últimos tempos. Na última semana, foi divulgado um artigo em que Klever Kolberg, um dos veteranos na prova, em que ele especulava sobre os caminhos que o rally poderia seguir.

Dois possíveis percursos seriam traçados na África.



Em amarelo, um caminho seguindo para o lado do Egito, relembrando o percurso de alguns anos atrás. Livraria a caravana de ameaças da Al-Qaeda e grupos terroristas locais, but...

Líbia e Suíça vivem momentos de tensão já faz um tempo, mas a coisa estourou agora em março, quando o líder libanês Muammar Khadaffi convocou uma jihad contra o país europeu por causa da aprovação de um referendo que impõe restrições à construção de mesquitas. Fora isso, a Líbia também já decretou embargo comercial e econômico à Suíça. Pensem que, por causa disso, pilotos, jornalistas e staff podem até ser impedidos de correr em solo libanês. É, aí complica.

A segunda possibilidade, aquela vermelhinha, é o conhecido percuso até Dakar, e o cancelamento da edição de 2008 está aí para nos lembrar por que não é a opção mais legal.

Por fim...


(Ok, a imagem já foi postada, mas tá valendo, não?)

Tinha uma história de que o Chile poderia sediar o Dakar sozinho. Aí veio o terremoto e ele, aparentemente, passou a ser carta fora do baralho. Mas eis que as coisas mudam e o governo do recém empossado Sebastián Piñera se manifesta. Ao que parece, argumentam até que a prova no país poderia reativar a economia e atrair turistas. O investimento seria de cinco milhões de euros e o Chile poderia buscar patrocinadores privados para recuperar o investimento.

Na boa, eu não aceitaria. Talvez seja trauma de Pan-americano (selembram do famoso legado?), mas, para mim, esses cinco milhões deveriam ser investidos em outras coisas - o que não falta é lugar para investir naquele país. Enfim...

E a Argentina, vocês perguntam? Dizem que ela também já manifestou interesse, mas nada está definido até o momento. Meu pitaco? Sinceramente, não sei. Nenhuma das alternativas parece animadora. Já que eles gostaram de inovar, que tal um Dakar passando pela Ásia?

Nenhum comentário: