sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Simples assim

Sempre tive um grande carinho por cães e gatos. Cresci em meio a felinos e caninos, e não é uma cena incomum me ver parada na rua paparicando algum bichinho. Quando ia para excursões do colégio, voltava com o filme lotado de foto de cachorros.

Aprendi que animais possuem uma coisa difícil de ser vista em seres humanos: o amor incondicional. Cachorros não se importam se você é negro, branco, azul, verde. Eles não fazem distinção de cor, sexo ou classe social. Quanto aos gatos, talvez eles sejam mais arrogantes e independentes, mas não deixam de mostrar a confiança que depositam em seus donos.

Tudo isso me passou pela cabeça depois que vi essa chamada emocionante da União Zoófila, que ajuda cães e gatos abandonados em Portugal.

Peguei meus cinco gatos e dois cachorros na rua. Além disso, já achei muitos bichinhos abandonados _que, por motivos diversos, não conseguiram sobreviver. Fico me perguntando: como alguém tem coragem de tratar assim um ser indefeso como esses? Que confiam em nós como nenhum ser humano pode confiar? É triste. Mas, como uma vez disse um amigo meu, se as pessoas não sabem cuidar nem de seus iguais, imagina daqueles que julgam inferiores a nós, animais que veem racionalidade em guerras e violência a troco de nada!

Pegando esse gancho, outro vídeo me chamou a atenção. O Animal Planet fez um documentário (que pode ser visto aqui) sobre os abusos feitos com animais de raça para fins puramente estéticos. É de dar nojo. Cachorros são submetidos a doenças e deformidades para agradarem donos "exigentes" e cegos, que acham que animais são objetos para desfile.

Tenho uma preferência por vira-latas, mas acho lindas certas raças. Nada, porém, que justifique fazer os cães sofrerem só para atenderem às nossas expectativas. Quem deu o direito aos humanos de cruzarem determinadas raças só para atingirem uma "raça perfeita"? De sacrificarem filhotes por que não estão de acordo com o Kennel Club? Pelo que eu me lembre, Hitler também defendia os mesmos conceitos em relação aos humanos.

Homem é o ser racional? Se fosse, Saberia aprender com a simplicidade de um cachorro.

Nenhum comentário: