quinta-feira, 9 de julho de 2009

FIA x Fota. Again...

O GP da Austrália anunciou hoje que o impasse entre FIA e Fota pode fazer o país se retirar do calendário da F-1. Segundo o presidente da prova, o motivo principal seria a falta da Ferrari, que faria a corrida perder o glamour. Ele aproveitou e se juntou aos que pedem a cabeça de Max Mosley, presidente da federação.

A constante batalha entre as duas partes está chegando a um ponto crítico. Enquanto eles continuam a ameaçar rachas, entidades importantes que colaboram para a sobrevivência da categoria parecem estar perdendo a paciência com a constante luta de poder. Pior: sem uma confirmação de que a F-1 como conhecemos realmente vai resistir a toda essa confusão, as pessoas vão começar a pular fora do barco, afinal, ninguém quer investir em algo que, no momento, é tão incerto.

Como eu já disse aqui, a F-1 não o único esporte sob a chancela da FIA, mas de longe é a mais importante. Eu não acreditava na montagem de uma categoria nova em tão pouco tempo, mas se Ferrari e McLaren seguirem para outro lado, partes importantes da atual F-1 seguirão com elas. Mas ainda não acredito que isso de fato acontecerá.

Se Mosley continuar, será sinal de que FIA e Fota ainda discutirão por muito tempo, e crises com a atual acontecerão aos rodos. E não sei se aqueles que investem na F-1 vão gostar desse quadro que se pinta. Se Mosley tem algum respeito pela categoria _e por si próprio_ seria sensato e não continuaria na presidência da entidade. Mas tenho dúvidas a respeito da sensatez do inglês.

Nenhum comentário: