domingo, 3 de maio de 2009

Sobre a arte de deseducar

"Vivemos pensando que mundo deixaremos para nossos filhos, mas nunca nos perguntamos que filhos deixaremos para o mundo."

Não sei muito bem quem é o autor dessa frase, mas sei que minha mãe vive repetindo a máxima. Pois lembrei-me dela assim que minha irmã voltou de uma viagem que fez com a escola.

Feriado e lá se foi minha irmã mais nova para um acampamento. Certa noite, durante um atividade, alguns meninos que não participaram da brincadeira resolveram entrar no quarto dos outros e sujar as roupas de tintas, roubar sapatos e afins.

Descoberta o ato de vandalismo, a coordenadora chamou todos os alunos e disse que, caso os culpados não fossem achados, das duas, uma: ou todos levariam suspensão ou os monitores _alunos mais velhos que vão auxiliar na viagem_ não poderiam participar das atividades por seis meses.

E vocês acham que os pequenos vândalos se manifestaram?

Alguém, provavelmente no cagaço para não ser suspenso, contou à coordenadora.

Reclamamos a torto e a direito do caminho que nosso mundo está seguindo. Mas como esperar alguma melhora quando os pais educam _ou deseducam_ os filhos desse jeito? Se as coisas já estão ruins, imagine quando marginais como esses estiverem no comando!

Não sei, mas cada vez mais eu perco a esperança de que alguma coisa pode melhorar.

Nenhum comentário: