sábado, 30 de maio de 2009

Diário de uma perneta

Eu não tinha a mínima intenção de cair da escada. Muito menos torcer o tornozelo enquanto caía. Mas aconteceu. Caí da escada da faculdade e torci o tornozelo. Caramba, que dor dos infernos! Lembrou-me quando eu tinha cerca de cinco anos, torci o pé pela primeira vez pulando amarelinha. Depois, me fizeram tirar uma foto com o gesso e roupa de caipira _era junho..._ em cima do número homicida.

Enfim, quase quinze anos depois, torci o pé novamente. Instintivamente, joguei meu corpo em cima do pé e o abracei, como se a dor fosse passar com o simples contato com os meus braços. Bom, não passou.

Da faculdade para o carro, do carro para o hospital e a confirmação de que fora somenta um entorse. "Se colocar aquelas botas pode pisar?" "Sim, aí pode pisar."

Casa, sofá, televisão, a primeira descida da escada _eu estava meio capenga, mas fui bem sucedida.

Sem poder ir à faculdade na sexta, afundei-me novamente no sofá e enquanto todo mundo perguntava se eu queria alguma coisa, se estava doendo, se estava inchado, só conseguia pensar em como minha viagem para o Sertões seria prejudicada caso a suspeita de rompimento de ligamento fosse confirmada.

Não foi, mas fui obrigada a ficar com a bota durante o dia _e a noite_ todo por um dos muitos ortopedistas sádicos que existem na cidade de São Paulo. Eles perguntam se dói, você diz que sim, eles apertam mais. Eles sbem que você está com o pé machucado mas insistem em dobrá-lo como se fosse feito de geleia. O que me lembra de um ortopedista japonês, gordão, que tirou o gesso do meu dedão. Por causa de seu exame, quase tive de engessar minha mão novamente.

Pois bem. Muletas. Além do remédio caríssimo, o ortopedista de mandou andar de muletas, sob o risco de ficar alguma sequela em meus ligamentos _que não foram rompidos, é bom que eu diga.

Logo na minha primeira tentativa, concluí que voltarei ao médico na semana que vem para engessar o pé esquerdo, já que levarei tombos e mais tombos. E a dor no braço? E na perna direita, que precisa ficar o tempo todo levantada? "E dói as coisas,também", disse-me minha avó. E eu que já sofro de dor nas costas crônica, como fico?

Pois decidi que só levanto do sofá em causa urgentíssima. E para ver o Saulo Vasconcelos esta noite! Fora isso, me arrastarei, assim com fiz para subir as escadas de casa _e para ligar o DVD.

Aliás, não tenho planos para hoje à tarde. Friends? Alguém pode passar na locadora, por favor?

Nenhum comentário: