segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

E vamos para o Dakar!

Em janeiro, daqui a menos de duas semanas, começa o Dakar - também conhecido por "Dakar", por começar e acabar em Buenos Aires e não ter Dakar, capital do Senegal, no roteiro.

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Ser na América do Sul tira, sim, um pouco de toda aquela magia que acompanha aquela prova nas últimas três décadas. Mas também faz com que tenhámos um grande número de brasileiros - eram sete motos, um quadri, quatro carros e dois caminhões, mas infelizmente dois motoqueiros (Tagino e Bianchini) não estarão presentes.
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Apesar de ser longe de suas origens, temos 542 competidores, nesta edição. Nas motos, os já tradicionais Despres, Coma, Viladoms, Casteu e Fretgne.
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Nos carros, a Mitsubishi - com Peterhansel/Cottret, Alphand/Picard, Nani Roma/Cruz senra e Masuoka/Maimon - vem com novo carro (ainda não tenho opinião sobre o novo Lancer e a antiga Pajero). Mas, esperem! Quem ficar com saudade do antigo carro, pode vê-lo com a dupla brasileira Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo, pela MMC Brasil. Taí uma boa forma de comparar qual dos dois carros é o mais bonito.
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A Volkswagen entra com quatro duplas: De Villiers (ou gnomo, como vocês preferirem)/Von Zitzewitz - passei o Sertões inteiro escrevendo o sobrenome deste ser e ainda erro a grafia! Quer saber? A partir de hoje, vou chamá-lo de Dirk; Depping (prazer)/Gottschalk - que, também devido à grafia, será chamado de Timo (mas não confunda-o com o Glock!); Miller/Pitchford e Sainz/Perin. Sainz, aliás, ganhou três provas de WRC na Argentina. Só curiosidade.
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Robby Gordon entra na brincadeira com um novo companheiro de equipe: seu pai, Bob, pilotará outro Hummer. Quando eu vi, achei que fosse brincadeira. Robby e Bob, Bob e Robby. Mas não. (Pra quem não lembra, quando Robby correu pela primeira vez no Dakar - 2003 ou 2004, não consigo me lembrar -, veio cheio de "é, eu sou o bom, sou o bom, sou o bom". Aí o cara se acidentou e acabou como piloto de apoio da Jutta. hahaha!)
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Nos caminhões, a cambada soviética formada por Loprais, Chagin e Kabirov está aí. Junto, também, com outros nomes conhecidos da categoria, como De Rooy e Stacey. E Azevedo, claro.
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Ao todo, serão 9.574 km, 5.652 km de especial. De Buenos Aires para Valparaiso, de Valparaiso para Buenos Aires. A cada etapa, o Pitacos estampará o percurso do dia, com quilometragem de especial, deslocamento e características do percurso.

Para quem quer tocer pelos brasileiros, cá está a lista:
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Motos
25 José Hélio Rodrigues Filho
39 Rodolpho Mattheis
58 Antonio Escobar
131 Dimas Mattos
133 Carlos Ambrósio
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Quadriciclo
274 Carlo Collet
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Carros
319 Jean Azevedo / Youssef Haddad
322 Guilherme Spinelli / Marcelo Vívolo
444 Paulo Henrique Pichini / Lourival Roldan
462 Reinaldo Varela / Marcos Macedo
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Caminhões
504 André Azevedo / Maykel Justo / Jaromir Martinec
525 Salvador Serviá Costa / Jadeílson Silva de Araújo / Giovanni Lima Godói
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E para quem não está muito interessado no Dakar, aqui vai uma notícia bastante relevante: o céu está preto pra caramba e eu não trouxe guarda-chuva. Nem casaco. Merda!.
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(A primeira imagem é do Lancer, da Mitsubishi, crédito para raid-live.com; a segunda, o percurso do rally, tirado do site oficial do Dakar. Cliquem para ampliar!)

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