terça-feira, 7 de outubro de 2008

Sébastien "Schumacher" Loeb

Lá em fevereiro, escrevi sobre como o ano começou mal para Sebastien Loeb. Naquela ocasião, o francês estava em terceiro no campeonato, empatado com Latvala - que acabara de ganhar sua primeira prova - e atrás de Hirvonen.

A tabela mudou. Sébastien Loeb está doze pontos à frente de Hirvonen, tem nove vitórias em doze provas e caminha para o penta-campeonato.

Já faz algum tempo que comparo-o a Michael Schumacher. Pelas quebras de um monte de recordes? Talvez. Sébastien já bateu uma série deles - não chega aos pés de Michael Schumacher, mas o francês ainda tem muito chão pela frente. Não é pela carreira vitoriosa, porém, que Loeb e Schumacher são tão parecidos na minha cabeça.

Lembro de quando ele ganhou o primeiro WRC, em 2004. Campeão de ginástica, comemorou dando alguns mortais. Mas acompanhar o campeonato nessa Era Loeb é quase tão sacal quanto a Fórmula 1 na Era Schumacher. Veja bem, eu disse quase!

Porque dos quatro campeonatos e meio - ainda faltam três provas para o final da temporada atual -, apenas dois foram ganhos com facilidade - aqueles em que competiu contra Petter Solberg e a decadente Subaru. Com a Ford ganhando espaço, porém, os dois últimos campeonatos foram disputados, com uma diferença de dois a quatro pontos. E o desse ano, bom... é só ver os resultados.

Mas mesmo com isso, existe aquela coisa de "ah, não, o Loeb ganhou de novo!", igualzinho a quando Michael ganhava outra e outra vez. O próximo campeão trará o mesmo ar de esperança que Alonso trouxe em 2005. Aquela coisa de "ufa, Sébastien Loeb/Michael Schumacher não é o único que pode ser campeão".

Nenhum comentário: