segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Desculpa, Diego

Se alguém concordar que Diego deveria mesmo pedir desculpa, dou-lhe um soco na cara. Não que eu seja uma pessoa que não aceita a opinião alheia. Mas achar que um atleta deve pedir desculpas por representar seu país, tentar levar a bandeira para o lugar mais alto do pódio, aí não dá pra aceitar.

Mas existem casos e casos. Acho, por exemplo, que a seleção que fez aquele fiasco na úiltima Copa deveria, sim, pedir perdão ao povo brasileiro. O futebol tem mídia, o futebol tem apoio, os caras ganham milhões para chutar a bola direito.

A Olimpíada já segue há alguns dias. O Brasil tem um ouro e cinco bronzes. Aparece na 38ª posição no quadro de medalhas. Muitos falam em fiasco, em decepção. Eu preferiria usar uma frase já manjada - vou mesmo entrar em um assunto manjado, então por que não? -: toda ação tem uma reação (ou toda causa tem um efeito, dá tudo na mesma).

A ação?

Preferia falar que é a falta dela. É chover no molhado, todo mundo fala isso. Todo mundo fala da falta de apoio que se dá aos atletas, ao esporte brasileiro. Eu não tenho orgulho da Kathleen ter vendido geladeira, TV e o escambau a quatro para treinar. Eu tenho é vergonha. Vergonha daquelas matérias do Esporte Espetacular em que mostra o atleta correndo em uma estrada de terra. Vergonha da maneira com que o esporte é tratado por aqui.

O único ouro conquistado pelo Brasil, veja só!, veio de um atleta que treina nos States! Como isso?

Não sou uma apaixonada por esporte olímpico, confesso. Acho que seria uma hipocrisia minha acordar às duas da manhã para assistir, sei lá, ao salto com vara. Fingir que estou torcendo pelo ser que está pulando. Uma pinóia! Não sei quem é a pessoa em questão, nunca a vi mais gorda! Não vou bancar a uma brasileira de araque, que quando chega essa época se veste de verde e amarelo para torcer por pessoas que nunca se interessou. Vi, sim, a natação. Mas por que queria ver o Phelps nadando, nunca tinha visto o cara na água. Também vi a ginástica, mas isso é por que sempre amei ginástica. Não vi o Diego Hypólito caindo de bunda. Até ia ver, mas o sono foi mais forte. Quando liguei a tevê, a premiação do masculino já estava acabando.

Mas vi o cara chorando. E aquilo me deixou profundamente triste. Por que ele acha que tem de se desculpar ao povo brasileiro? Nós é que temos que pedir desculpas a todos aqueles atletas! Nós, que nunca demos a devida importância a eles, que sempre nos importamos com nosso mundinho de futebol e fórmula 1!

Não espero que vocês aceitem, mas gostaria de, do fundo do meu coração, pedir desculpas. A vocês, a todos vocês. Desculpa.

Nenhum comentário: