terça-feira, 8 de julho de 2008

A terceira posição

Uma professora minha dizia que nunca se consegue analisar a história recente sem uma certa paixão. É diferente de você observar um fato estando distante, sem um envolvimento emocional ou coisas do tipo.

Foi meio assim que me senti em relação ao terceiro lugar do Barrichello.

Quando era mais nova, não perdoava o cara. Pé-de-chinelo, bate-e-quebra, acho que eram esses os nomes mais populares. Xingava o cara até não poder mais - uau, eu já era assim desde novinha, viram só?

Aí a gente cresce - sem piadinhas - e muda um pouco o nosso ponto de vista. Não sei se isso veio por causa dessa distância cronológica, esse observar o fato de longe ou consegui contextualizar a situação do cara na época, comecei a entender mais como o jogo funcionava. Ou os dois.

Pense: um cara ruim - como diziam que Rubens era - dificilmente seria vice-campeão mundial. duas vezes, então...

Mas ninguém pensou muito nisso. Aliás, não pensam até hoje. "Barrichello não pontuou?Novidade...."É essa a mentalidade que se tem.

Não estou falando que hoje vejo em Rubinho um gênio de piloto. Schumacher era gênio. Senna era gênio. Mas o piloto da Honda tem seus méritos. Sua sina foi ter o mocinho alemão ali do lado. Não fosse isso, poderia até, quem sabe?, ser campeão mundial.

E no domingo, subiu ao pódio. Não ficava entre os três primeiros desde a corrida dos EUA, em 2005 - aquele em que apenas seis carros largaram, e que teve Schumacher, Barrichello e Tiago Montero no pódio.

Mal a corrida acabou e todos os louros foram para Ross Brawn. Foi como se Rubens simplesmente tivesse ganho por causa do cara. Ele, o piloto, não teve nada a ver com isso. Mesmo depois de o próprio Brawn ter dito que foi Barrichello quem optou pelos tipos de pneu. Mesmo que se saiba que o cara guia bem na chuva e pronto. Mesmo que a Honda tenha é atrapalhado a vida do moço no segundo pit.

E já que falamos da corrida, uma salva de palmas para os meteorologistas da F-1, que pela primeira vez na temporada acertaram a previsão do tempo! Aliás, acabam de ser incluídos na "shit of the year", que ainda conta com Raikkonen em Mônaco, Hamilton no Canadá, Hunter-Reay no Texas, Dixon em Watkins Glen e Coulthard no campeonato inteiro.

Também merecem menção Bruno Senna e Lucas Di Grassi. Dobradinha na GP2 e Lucas em quarto lugar no campeonato - o brasileiro tem umas seis corridas a menos que o resto da galera.

Voltando para a F-1, o fiasco de Massa. Uma Ferrari como retardatário. Já viram? Silverstone viu. Do céu ao inferno, literalmente. Vitória, liderança do campeonato. Quinze dias depois, cinco rodadas, lanterna da prova.

E falando em campeonato - como um assunto puxa o outro! -, empate triplo por enquanto! Pelo desempate, parece que Hamilton vence por ter melhor classificação sem pontuar nesse ano - um décimo em Magny-Cours, eu acho. É, o negócio está apertado desse jeito. E dois pontos atrás desse emaranhado, ainda tem o Kubica!

Nos EUA, primeira vitória de Hunter-Reay - o da cagada no Texas - na Indy. Darren Manning em segundo e Kanaan em terceiro.

Por fim, Coulthard anuncia que vai se aposentar. Dizem por aí que vai correr naquelas provas de car crash...

Nenhum comentário: