segunda-feira, 12 de maio de 2008

"festa estranha com gente esquisita..."

Quando sai os resultados dos vestibulares, um enxame de bixos invade as ruas para pedir o famoso "pedágio". Não muito longe estão os veteranos, só esperando pelo dinheiro arrecadado no sinal. Mas foi agora, começo do mês de maio, que vi uma cena bastante curiosa.

Ia para o metrô quando vi três meninas - dou dezesseis anos, no máximo - indo de carro em carro quando o sinal estava fechado. Fiquei prestando atenção. Cada vez que os veículos voltavam a andar, elas se juntavam felizes da vida, algumas moedinhas em mãos. Em um desses momentos, atravessei a rua para conversar com uma delas.

A guria me explicou que não era nenhum tipo de pedágio, elas estavam arrecadando grana para a festa de formatura. Ahn? Rifas saíram de moda, pelo que vejo - não cheguei a falar isso, apenas depois esse pensamento passou pela minha cabeça.

O sinal fechou, lá foram elas e novo. Antes de entrar no metrô, ainda pude vê-las entregando o dinheiro para alguns garotos, aparentemente da mesma escola. Tais quais os bixos entregando o dinheiro do "pedágio" aos veterenos.

Nenhum comentário: