segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Dakar 2009

Logo que o Dakar 2008 foi cancelado, por todo lado surgia aquela história de mudarem o rally de lugar. Acho que eu era a única estraga prazeres que falava: "ninguém vai transferir o Dakar. Ele simplesmente deixará de existir". E para minha grande surpresa, esse pensamento doía muito. Quer dizer, ele "roubava" meu pai por um mês, não era pra eu ficar feliz que essa prova assassina ia acabar?

Mas parece que, com o passar do tempo, ele apenas vai te conquistando ainda mais. "Um desafio para os que vão, um sonho para os que ficam". Era isso que dizia Thierry Sabine. Acho que nunca vou entender porque, mas essa frase é uma grande verdade.

Talvez seja por toda essa relação de amor e ódio que desenvolvi com essa prova que a notícia dessa segunda tenha me deixado meio sem chão.

O Dakar 2009 (ou a prova que a A.S.O. fará no começo do ano que vem para substituir o Dakar) será entre Argentina e Chile. Ela partirá de Buenos Aires no dia 3 de janeiro e chegará na mesma cidade no dia 18. Aquela idéia estúpida de fazer uma largada simbólica em Lisboa foi descartada.

Muitos torceram para que o percurso passasse pelo Brasil, mas gostei de escolherem nossos hermanos para essa empreitada. Acho que eles merecem muito mais do que a gente (ralizeiros queridos, não me xinguem. Apenas pensem como são as provas de rally aqui e como são lá). Além do mais, todos esqueceram que nós temos uma puta prova que, como disse alguém, esse ano será a maior prova do mundo (ele só perdia para o Dakar).

Porém, ainda não estou totalmente convencida com isso. Será que essa prova será capaz mesmo de substituir um rally de três décadas?

Aliás, continuo a insistir: o Dakar não acabou. A África ainda será sede do maior rally do mundo. Mas daqui há alguns anos nós voltamos nesse assunto.

Nenhum comentário: