segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Dakar e seus porquês e destinos

Acabo de passar pela comunidade do Dakar no orkut. Nela, um cara que foi para Lisboa traz mais informações para aquilo que já falei aqui e aqui. Segundo esse cara, dois poços de petróleo da Total, empresa estatal francesa e, veja só!, um dos principais patrocinadores do Dakar, foram fechados aonde?, na Mauritânia. Os franceses revidaram o golpe com o cancelamento do Dakar, prova que garante 3% do PIB do país africano.

Vamos juntar as peças e criar algumas hipóteses:

1 Sarkozy sugeriu a Lavigne que cancelassem a prova devido a toda a relação entre França e Mauritânia;

1.1 diante disso, teria algum motivo para tranferir a prova de lugar?

1.2 se for assim, toda essa história de mudar a prova de lugar foi uma falsa isca criada pela própria organização para dar mais força à história das ameaças terrorista. Existe algum interesse em divulgar que o Dakar foi cancelado por conta de petróleo?

2 Bin Laden realmente pediu para cancelar o Dakar. Com esse precedente, o terrorista na certa percebeu que pode influenciar nos eventos esportivos do mundo. Alguém pensou nas Olimpíadas da China esse ano?

2.2 se esse for o caso, o Dakar realmente será transferido para outro lugar (tendo como destino forte a América do Sul). A não ser que queriam colocar Bin Laden para montar o percurso do rally. Aí acho que a Al Qaeda libera.

Para terminar aqui está a mensagem pós-Dakar de Etinne Lavigne. Pelas coisas que o francês falou, a hipótese dois seria a mais aceita.

Façam suas apostas.

Nenhum comentário: