segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Um simples Kovalainen

Após o GP do Japão finalmente percebi que Heikki Kovalainen é quase que um nada perto de Lewis Hamilton.

Deixe-me explicar:assisti ao GP até um pouco depois do acidente de Fernando Alonso. Como já tinha certeza da vitória do Lewis, virei e dormi. Um amigo ainda me alertou: "não desliga!" Não dei bola. Alonso havia batido, Sebastian Vettel havia liderado a corrida, Hamilton estava em primeiro. Nada mais podia acontecer.

Quando acordei, percebi o quão errada estava. Perdi o menino Vettel chorando, Massa e Kubica na maior briga dentro da pista e, o principal, Kovalainen conquistando o seu primeiro pódio na Fórmula 1. Para mim esse era um momento histórico, tão importante quanto Vettel e sua liderança. Tenho uma admiração quase cega por esse piloto. Mesmo que ele tenha aquela arrogante auto-confiança (e devo argumentar que, ao que parece, Heikki baixou a bola nessa temporada) e que, segundo alguns, ele seja um nojento.

Mas qual foi a minha surpresa quando percebi que rarrísimas pessoas davam verdadeira importância ao pódio do finlandês! De Fábio Seixas "ganhou" apenas um "gostei de ver Kovalainen no pódio". Mais destaque foi dado ao fato da Finlândia ter conseguido um dobradinha (2º - Kovalainen; 3º - Raikkonen).

E foi nesse instante que caiu a ficha. Quem é Heikki Kovalainen? Vice-campeão da GP2 2005, piloto de teste da Renault em 2006. Nesse ano ocupa a sétima posição do campeonato, cinco pontos atrás de Robert Kubica. Idade: 26 anos dia 19. Vitórias na Fórmula 1: nenhuma. Pódios: 1.

E Lewis Hamilton? Foi campeão da GP2 ano passado, assumiu o cockipit da McLaren esse ano. Já na sua estréia conquistou o terceiro lugar. Ficou fora do pódio apenas 4 vezes na temporada. Conquistou quatro vitórias. Tem 107 pontos, mais de dez a frente de Fernando Alonso, segundo colocado. Completou 22 anos em janeiro desse ano. É o virtual campeão da temporada.

Como poderia esperar uma reação diferente diante do pódio de Heikki? Ele não fez nada de mais. Feito maior fez Webber com um terceiro lugar na Alemanha. Kovalainen nenhum é páreo para tudo que Hamilton foi e ainda será nesse ano.

Nenhum comentário: