quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Para inglês ver

Sei que já vai quase um mês da chegada do Rally dos Sertões. Mas, atrasada ou não, dou parabéns para:

- Zé Hélio, que deixou todos aqueles gringos comendo poeira;
- Maurício Neves e Clécio Maestrelli, que fizeram uma prova perfeita;
- Maurício Ramos, que desbancou os dois mega campeões de quadriciclo no Brasil;
- Edu Piano, que deicidiu que ser campeão só nos carros não tinha graça (e, claro, parabéns ao Solon Mendes e ao Davi Fonseca).

Nesse rally todo existe uma coisa que me deixou bem P da vida. Na verdade, foi por causa disso que resolvi fazer esse post (afinal, já se passou quase um mês que o rally acabou, não fazia sentido falar sobre ele agora).

Estava lendo uma matéria publicada sobre o rally Por Las Pampas e dos acidentes ocorridos na prova. A certa altura, me deparo com o seguinte parágrafo: "Diferente do Rali dos Sertões, no Brasil (...), as etapas do Por Las Pampas são realizadas com tráfego normal nas estradas. No Sertões, todo o trecho é interditado pela organização para garantir a segurança de competidores e moradores locais."

Não podia deixar de lembrar aqui nesse blog que no artigo 17.1 do regulamento particular do Rally dos Sertões está escrito o seguinte: "Os trechos especiais poderão, em qualquer momento, estar abertos ao trânsito local". Lembro-me que topei com essa frase indo para Goiânia, quando estava dando uma olhada no regulamento da prova. Infelizmente o Rally dos Sertões não é tão seguro quanto parece. Não interessa que vira e mexe se compare o Sertões com o Rally Paris Dakar, e que lá as especiais não são fechadas.Pelo amor de Deus, estamos falando de um rally que ocorre no meio do deserto do Saara, e não de um que utiliza estradas de terra fechadas. É uma pena mesmo que essa segurança não é mais tão garantida.

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